Políticas

O que é Spam?

No ambiente da internet, fazer Spam significa enviar uma mensagem para qualquer quantidade de usuários, sem primeiro obter a expressa e explícita autorização daqueles destinatários. Este procedimento visa, normalmente, a distribuição de propaganda, correntes e esquemas do tipo "ganhe dinheiro fácil". Sua utilização é motivada pelo baixo custo para envio das mensagens eletrônicas.
A prática de Spam é proibida por nossa Política de Uso.

Por que evitar o Spam?

A primeira vista, pode parecer inofensivo enviar algumas centenas, ou milhares, de mensagens de mala-direta para usuários da internet. Porém, quando analisamos a questão de modo mais amplo, observamos as diversas consequências indesejáveis deste procedimento:
Geração de um volume absurdo de mensagens cuja utilidade para os destinatários é duvidosa e cujo custo de distribuição é arcado pelos próprios destinatários e seus respectivos provedores.
Acúmulo de um número excessivo de mensagens não autorizadas nas caixas-postais dos usuários que recebem Spam, resultando em dificuldade para recebimento das demais mensagens.
Ocorrência de reclamações por parte dos usuários que recebem as mensagens desencadeando, muitas vezes, discussões prolongadas com os responsáveis pelo envio das mesmas.

Como evitar a prática de Spam?

Seguem algumas orientações importantes para evitar o recebimento de denúncias de Spam a aplicação de sanções administrativas contra nosso domínio:
Obtenha autorização individual, prévia e explícita dos destinatários antes de enviar mensagens de e-mail marketing (sistema "opt-in"). Esta autorização só não é exigida se sua empresa já mantiver um relacionamento comercial comprovado (documentado) com o destinatário (sistema "soft-opt-in").
Use meios diferenciados para obter a autorização para envio das mensagens, por exemplo: contato pessoal, telefônico ou formulários de cadastramento. Lembre-se de manter o registro destas autorizações (data, nome, forma de contato, local ou endereço IP, etc) para apresentar mediante eventuais reclamações. Para inscrições feitas via formulário eletrônico ou e-mail peça sempre a confirmação da inscrição.
Nunca envie um primeiro e-mail pedindo se o destinatário tem interesse em receber novas divulgações pois isto também também caracteriza o Spam.
Nunca envie mensagens para listas de usuários com e-mails cadastrados por indicação ou adquiridos de terceiros. Existem diversas empresas vendendo este tipo de lista no mercado contendo, via de regra, e-mails obtidos sem o consentimento dos destinatários.
Use um endereço de e-mail válido de seu domínio como remetente das mensagens enviadas.
Use sempre um assunto relacionado ao conteúdo do e-mail e que seja de fácil identificação pelo destinatário.
Envie as mensagens de e-mail marketing somente nos formatos HTML ou TXT e hospede todos componentes da mensagem, tais como imagens, áudios e vídeos em seu próprio domínio.
Não envie arquivos anexos sem a autorização prévia e específica do destinatário para o tipo de arquivo em questão.
Ao enviar mensagens de e-mail marketing, sempre inclua um link para permitir o descadastramento do destinatário (sistema "opt-out"). Além disso, inclua pelo menos mais um meio para recebimento das solicitações de descadastramento. Exemplo: Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou ou tem relacionamento com a(o) [nome do Remetente] através do endereço eletrônico: [destinatario@exemplo.com.br].
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento aqui. Se preferir, entre em contato através do(a) "telefone", "e-mail", "Fax", "SMS", carta ou "qualquer outra forma disponibilizada para descadastramento".
Trate as solicitações de descadastramento em até 2 (dois) dias úteis, apresentando feedback para o solicitante.
Divulgue em nosso website a "Política de Privacidade e de Uso de Dados" adotada com nossos clientes e usuários, que deverá respeitar as Política de Uso e Antispam publicadas no site.
Saiba que não existem normas ou legislação oficial permitindo o envio de Spam, em quaisquer circunstâncias. Enviar Spam é considerado uma atitude antiética e indesejável na internet.
Orientações para uso de formulários de envio de mensagens com link ou conteúdo de página web visitada:
Envie somente o conteúdo o escolhido pelo visitante da página web;
Use o endereço de e-mail do visitante responsável pelo envio da mensagem no campo remetente (De:/From:) ou inclua-o de forma clara e explícita no corpo da mensagem. Neste último caso, insira a sua identidade no campo remetente (De:/From:);
Use o endereço de e-mail do destinatário da mensagem no campo destinatário (Para:/To:);
Considere que o processo de envio de mensagens pelo visitante para um destinatário de seu relacionamento não gera relacionamento ("soft-opt-in") entre a sua empresa e este destinatário e não o autoriza a enviar qualquer mensagem subsequente a esse destinatário.
Orientações para envio de e-mail marketing por solicitação de empresas coligadas ou parceiras:
Faça com que o responsável pela base de destinatários da empresa coligada ou parceira disponibilize um mecanismo de adesão "opt-in" para obter permissão para enviar campanhas de "E-mail Marketing de Parceiros";
Use no campo remetente (De:/From:) um endereço de e-mail válido e pertencente à pessoa física ou jurídica com a qual o destinatário mantém relacionamento;
Forneça ao destinatário, além do mecanismo "opt-out", duas outras alternativas para o descadastramento de envio de parceiros, uma para exclusão de envio de e-mail marketing com o conteúdo daquele parceiro em particular, cuja identificação deve estar clara, e outra para exclusão de envio de e-mail marketing de todas as parceiras do remetente.

Como o Balcão de Empregos.com combate o Spam?

A prática de Spam a partir da ou para a nossa rede, ou fazendo referência a nomes de domínios ou empresas nossas, é proibida por nossa Política de Uso.